Ministrante: Leonardo Almeida Souza (Mestrando
Sinopse: Este tema abrange um conhecimento holístico e atualmente os esforços devem ser encarados com diversos olhares e maior comprometimento ambiental, cultural, econômico, social, político e tecnológico, pois, em síntese o mesmo resultará em uma ação exploratória do patrimônio genético vegetal, com potencial de uso comercial. Partindo-se deste propósito conservacionista, a coleta, etapa de extrema importância na conservação do material genético, envolverá o enfoque agrobiológico com interesse científico e econômico, seja sob a forma de órgãos vegetativos e reprodutivos ou do(s) indivíduo(s) transplantado(s). O cultivo exigirá a conduta de diferentes técnicas de manejo (tratos culturais), conforme a espécie de interesse. Recomenda-se para plantas medicinais o uso de técnicas de orgânicas, porém, no Brasil ainda existem muitas lacunas e pouco conhecimento técnico-científico acumulado para as espécies nativas. Desta forma, novas estratégias vêm sendo empregadas para contribuir para a elaboração de novos protocolos fitotécnicos que promovam aumento do valor agregado de substâncias bioativas.
Caráter: teórico
MINI-CURSO 02: BIOLOGIA CELULAR DO CÂNCER
Ministrantes: Bárbara Du Rocher (Mestranda UFRJ) e Júlio César Madureira de Freitas Júnior (Mestrando UERJ)
30 VAGAS
Caráter: TEÓRICO
MINI-CURSO 03: COMPORTAMENTO E ECOLOGIA DE LAGARTOS
Ministrante: Juliana Vaz e Nunes (Mestre na área de Comportamento e Biologia Animal - UFJF)
Sinopse: Durante o curso serão dadas noções gerais sobre a ecologia e o comportamento de lagartos, utilizando como modelo o gênero Tropidurus. Quanto ao aspecto ecológico serão abordados assuntos relacionados ao modo de forrageio, aspectos reprodutivos, ecologia termal, período de atividade, dieta, hábitos alimentares, área de vida, hábitats utilizados, dimorfismo sexual e crescimento. Quanto ao aspecto comportamental, serão tratados comportamentos de diversas categorias funcionais, com ênfase nos comportamentos sociais e na comunicação visual e química. Serão apresentados etogramas de lagartos e técnicas de como confeccioná-los. As aulas práticas consistirão na amostra de métodos de captura, manuseio, marcação e observação de comportamento, além do estudo da anatomia em laboratório.
Material necessário: jaleco para aula prática
MINI-CURSO 04: ESTRESSE E ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL: CONDICIONANDO ANIMAIS PARA AUMENTAR O BEM-ESTAR NO CATIVEIRO
Ministrante: Jonas Byk (doutorando da Universidade Federal de Uberlândia)
Sinopse: Estudos teóricos das questões causais, funcionais e evolutivas do comportamento animal, o bem-estar, estresse e os esforços para melhorar a vida de animais cativos, enfatizando os trabalhos de pesquisa que elucidam tais questões. A aplicação de hipóteses alternativas para a compreensão de padrões comportamentais.
- Comportamento animal, observação e marcação
- Etograma
- Etologia
- Estímulos externos e internos
- Aprendizado
- Estresse em animais de cativeiro
- Bem-estar animal
- Enriquecimento ambiental
- As pesquisas no Brasil
Caráter: teórico-prático
Material necessário: jaleco e luvas
15 VAGAS
MINI-CURSO 05: CIANOBACTÉRIAS: ECOLOGIA, TOXINAS E ABASTECIMENTO PÚBLICO
Ministrante: Maria Carolina Silva Soares (Pós-doutoranda Jr pela UFJF)
Sinopse: Durante o curso, serão abordados aspectos relacionadas à ecologia e toxicologia das cianobactérias, bem como fatores relacionados à sua dominância em diversos sistemas. Além disto, será discutida a situação atual das questões relacionadas às cianobactérias e cianotoxinas em abastecimento público, de acordo com a legislação brasileira. Durante a parte prática serão apresentadas as principais cianobactérias potencialmente produtoras de toxinas, bem como técnicas utilizadas para monitoramento destes organismos em águas de abastecimento.
Material necessário: jaleco para aulas práticas
MINI-CURSO 06: A QUIMIOSSISTEMÁTICA VEGETAL COMO FERRAMENTA NA BUSCA POR NOVOS FÁRMACOS
Ministrante: Franciane Auxiliadora Cipriani (Doutoranda em Botânica na UFRJ)
Sinopse: A Quimiossistemática Vegetal Micromolecular constitui uma ferramenta valiosa para a compreensão da diversidade biológica. Esse ramo da Sistemática Vegetal busca inferir tendências evolutivas para um determinado táxon, através da análise de dados micromoleculares e morfológicos. Também auxilia na previsão da potencialidade de uma espécie como fonte de produtos naturais biologicamente ativos, uma vez que pode determinar a similaridade química de táxons em qualquer nível hierárquico, desde que essa análise seja feita com base num sistema de classificação já existente e/ou em informações sobre a distribuição geográfica dos táxons
Caráter: TEÓRICO
MINI-CURSO 07: CANAIS IÔNICOS E SAÚDE
Ministrantes: Anita de Oliveira (Mestre
Sinopse: Derivam dos canais iônicos uma série de funções para a manutenção da homeostasia de um indivíduo. O pensamento, a memória, a função cárdio-respiratória entre outras situaçãoes só se desenvolvem com eficiência em decorrência do bom funcionamento dos canais iônicos. Mas qual será a relação? Como um canal iônico pode interferir na saúde e na vida de um ser vivo?
PROGRAMAÇÃO:
Primeiro dia: Bioeletrogênese, Membranas celulares e Canais iônicos: “Componentes elétricos” das células.
Segundo dia: Canais iônicos, potenciais de repouso e potenciais de ação: A manutenção da vida.
Terceiro dia: Eletrofisiologia: Os caminhos para a detecção de doenças que acometem os canais iônicos.
Quarto dia: Doenças relacionadas aos canais iônicos.
Caráter: teórico
30 VAGAS
MINI-CURSO 08: ETNOBOTÂNICA: ORIGENS E ATUALIDADES
Ministrante: Karla Beatriz Lopes Baldini (Mestre
Sinopse: O mini-curso será teórico-prático com atividades desenvolvidas dentro do campus da UFJF no período do curso. Todo o material de apoio será oferecido. Os assuntos abordados nos encontros serão:
- Etnobiologia e os principais campos da etnociência
- Origem do termo etnobotânica
- Comunidades e conhecimentos tradicionais
- Métodos e técnicas usadas em etnobotânica (quantitativos e qualitativos)
- Etapas de um estudo etnobotânico
- Fragilidades no campo da etnobotânica
- Convenção da diversidade biológica
- Etnobotânica e conservação
- Estudo de casos.
- Formulários com alunos, professores e funcionários da UFJF.
- Tabulação dos dados
Caráter: Teórico-prático
Material necessário: prancheta
25 VAGAS
MINI-CURSO 09: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DÍPTEROS NEMATÓCEROS DE IMPORTÂNCIA MÉDICO-VETERINÀRIA: TAXONOMIA E MÉTODOS DE COLETA
Ministrantes: Andrey José de Andrade e Renata Antonaci Gama (Doutorandos UFMG)
Sinopse: Hoje um dos grandes problemas de Saúde Pública, são as doenças que possuem em sua cadeia epidemiológica insetos da Ordem Diptera. Subordem Nematocera. Dentre os dípteros nematóceros destacam-se, dada a sua importância médico-veterinária, alguns membros da Família Culicidae como Aedes (dengue); Anopheles (malária); Culex (elefantíase); Haemagogus, Sabethes (febre amarela) e da Família Psychodidae, como Lutzomyia (leishmanioses: tegumentar e visceral). Enfocando esses grupos insetos o curso proposto pretende oferecer aos alunos uma introdução à taxonomia, biologia, ecologia dos culicídeos e dos flebotomíneos, além da importância epidemiológica desses grupos de insetos vetores. Serão ministradas práticas de captura e montagem de formas imaturas e de adultos desses dípteros. O curso contará ainda com material didático com as principais características morfológicas e biológicas dos grupos, além de chaves dicotômicas para identificação dos insetos capturados em campo. Pretende-se com isso enfatizar a importância desses vetores no âmbito dessas doenças negligenciadas, oferecendo aos alunos uma breve capacitação no reconhecimento e captura desses insetos em campo, aliados a técnicas de montagem e identificação dos mesmos em laboratório.
Caráter: teórico-prático
Material necessário: pinça, pincel e lanterna
MINI-CURSO 10: A INPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA ATUAÇÂO DO BIÓLOGO
Ministrante: José Marcello Salabert de Campos (Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras-MG – Professor Depto Genética UFJF)
Sinopse: O planejamento de um experimento é fundamental para uma eficiente coleta de dados e para o uso correto de métodos estatísticos. O presente curso tem como objetivo apresentar os princípios básicos de um bom planejamento experimental e coleta de dados e de uma correta análise estatística dos resultados. O uso correto de repetições e de casualização serão abordados ao longo do curso, que terá como principal enfoque a importância da estatística em trabalhos científicos, dando ênfase na pesquisa biológica.
Caráter: TEÓRICO
30 VAGAS
MINI-CURSO 11: DETECÇÃO DE GENES DE INTERESSE ECONÔMICO
Ministrante: Ana Luisa Sousa Azevedo (Doutoranda UFV)
Sinopse: Introdução básica sobre biologia molecular
Marcadores microssatélites e SNPs
Detecção de QTLs
Mapeamento comparativo
Identificação de genes partindo do RNA
Bibliotecas de cDNA
Identificação de ESTs Mapeamento comparativo
Caráter: TEÓRICO
Pré-requisito: Genética básica
MINI-CURSO 12: PESTICIDA E SISTEMA IMUNE: OS ALVOS EMERGENTES QUE REVELAM ASPECTOS DE IMPACTO DE PRINCÍPIOS ATIVOS E INERTES NAS PBMC'S (CÉLUALS MONONUCLEARES DE SANGUE PERIFÉRICO) HUMANAS
Ministrante: Valéria Alves Fernandes (Graduação
Sinopse: O presente mini-curso tem como objetivo trazer atenção sobre a ação tóxica que determinadas substâncias químicas podem ter sobre a integridade da estrutura e função das células do Sistema Imune, em especial as PMBCs humanas. Para cumprir com esse objetivo apresentarei o curso apresentará:
1. Uma introdução que visa explicar aspectos celulares do sistema imune, especialmente das PBMCs humanas;
2. Dados da literatura que descrevem a influência que o contato com Pesticidas tem no Sistema imune;
3. Apresentação dos trabalhos realizados e dos resultados obtidos em experimentos envolvendo as sensibilização de PBMCs humanas, com Pesticidas, realizados no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Caráter: TEÓRICO
30 VAGAS
MINI-CURSO 13: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O EDUCADOR NO SÉCULO XXI
Ministrante: Iriê Salomão de Campos ( Formado em História pela UFJF, é professor de “História e Ética” no Instituto Allan Kardek JF, onde também é Diretor Pedagógico )
Sinopse: Objetivo Geral: Responder em todos os itens:
ONDE
POR QUE ESTUDAR.
Temas para reflexão:
2- Progresso e o pensamento vigente dominante.
3- Conhecimento e religião.
4- Quem progride, a ciência ou o cientista?
5- Progresso tecnológico: Mecânico
Elétrico
Eletromecânico
Nuclear
Laser
6- Parâmetro?
7- Parâmetro científico verdade científica.
8- Por que estudar Biologia?
9- Conhecimento científico e o Educador.
10- Preconceito ou desconhecimento? A invenção do saber.
11- Religião X Educação X Espiritualismo.
12- Fatalismo X Evolucionismo.
13- Progresso científico X progresso moral: aborto, aborto de anencéfalos.
Caráter: TEÓRICO
MINI-CURSO 14: ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
Ministrante: Paulo Roberto Nascimento (Biólogo e Desenhista Técnico da UFJF – ênfase em Zoologia)
Sinopse: CURSO TÉCNICO
Caráter: teórico-prático
Material necessário: papel ofício, lápis, borracha, lâmina inox, caneta Nankim (01 ou 02), tinta Nankim, papel vegetal e uma pena fina.
Um comentário:
Importância, apesar dessa panacéia de nova lei ortográfica, ainda se escreve com "n" antes de "p"!
Alguém irá questionar, por este motivo, quem postou isso, o que causa um mal estar em quem por intermédio da visita a este site, pretende se inscrever nos minicursos.
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